Redes Sociais

[resenha] Os Filhos de Húrin - J.R.R. Tolkien


Esse é um daqueles livros que te fazem perder o horário do ônibus ou perder a fome - mesmo quando sua barriga está roncando tão alto que parece uma trilha sonora - pois o autor consegue te prender tão firmemente aos personagens e a história que o leitor não se da por satisfeito até chegar ao final e descobrir o destino final de cada um.

Tolkien já havia me conquistado com a trilogia do Senhor dos Anéis e depois com o incrível O Hobbit, que eu indico para quem ainda não leu nada do autor ou que não tenha conseguido ler a trilogia. E não foi diferente nessa pequena história sobre os filhos de Húrin e suas aventuras nada felizes.

Essa história data de muito tempo antes dos nossos queridos personagens já conhecidos e portanto os nomes são outros e o inimigo também. A terra-média está sobre a sombra do perigo de Morgoth, um tirano que quer transformar a todos em escravos e matar aqueles que resistirem. Mas Húrin, um humano guerreiro se une aos elfos e se vê frente a frente com ele e sofre uma terrível maldição para toda a sua linhagem. 

E é então que conhecemos Túrin um de seus filhos, que sofre com essa sombra de maldade desde pequeno, quando tem que fugir de sua casa e deixar a mãe para trás para poder sobreviver. Sua aventura é cheia de desprazeres e tragédias, algumas causadas por seu jeito impetuoso e explosivo. Mesmo assim ele se torna um herói reconhecido pelo povo.

Os personagens como sempre são inesquecíveis, não teria como ser diferente por se tratar de algo vindo da cabeça do autor. Christopher Tolkien, filho do autor foi o organizador e responsável pela publicação e ele fez um ótimo trabalho, assim como o ilustrador Alan Lee que fez com que os cenários fossem melhor visualizados em minha cabeça durante a leitura.

Não é necessário ter lido a trilogia do Senhor dos Anéis ou o livro O Hobbit para ler esse, assim como Os Contos Inacabados e o Silmarillion também organizado pelo filho do Tolkien. Então fica a dica para quem quer curtir uma aventura pela Terra Média.
© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por