[resenha] Dearly Departed - Lia Habel



O amor nunca morre é o primeiro livro da série Dearly Departed escrita por Lia Habel e publicado no Brasil pela editora iD. Quando li a sinopse pela primeira vez eu pensei comigo mesma que seria uma leitura bem diferente, mas não esperava encontrar um livro tão bom assim. Minhas expectativas foram superadas.

A personagem principal da história é Nora Dearly que está enfrentando problemas demais para alguém de sua idade, apenas 17 anos. Ela perdeu sua mãe muito nova e está sofrendo o luto por seu pai que morreu há um ano, mas não tem tempo de ficar trancada em seu quarto se lamuriando. De acordo com os costumes, depois de um ano de luto ela deve pode voltar a frequentar as festas e ter sua vida social de antes. E quem está muito feliz com isso é sua tia Gene, já que estão praticamente falidos, arrumar um bom partido é algo essencial.

Nora está voltando de sua escola, onde só estudam as garotas mais ricas da região, talvez com algumas exceções, como sua melhor amiga Pamela, que recebeu uma bolsa para frequentar a escola. As duas se entendem e se apoiam em tudo e parece que ao contrário de Nora ela tem certo interesse em confraternizar com alguns dos moços mais disputados da região.

Enquanto isso, fora dos holofotes da mídia, há uma doença fatal aterrorizando aqueles que tem esse conhecimento e que tentam o impossível para conseguir uma cura. Quando esse vírus ataca uma pessoa, não importa os cuidados e tentativas para mudar o futuro, ela morre. Mas o que é mais estranho é que depois volta a vida, não completamente, mas consegue andar novamente... e comer.

Em uma noite, Nora acaba sendo atacada por um bando desses seres mas por sorte do destino - sorte? - ela é salva por outro grupo desses mesmos seres que a levam para um lugar seguro. A partir daí ela toma conhecimento sobre tudo e percebe o quanto é importante para a resolução de todos esses problemas. Nesse grupo temos Bram é um morto-vivo mas está muito mais conservado que seus companheiros e é ele quem a ajuda a entender tudo o que está acontecendo a sua volta e que conquista sua confiança.

Lia Habel conseguiu inserir muito conteúdo numa história em que o leitor consegue compreender todos os pormenores e acreditar que aquilo realmente poderia estar acontecendo. Suas descrições dos personagens e os capítulos divididos entre eles nos faz ter uma conexão com os pensamentos e sentimentos de cada um. É difícil não ficar pensando no que irá acontecer a partir do segundo livro, já que o final foi bombástico.

Dearly Departed é o primeiro livro de uma série - sim, iniciei outra série ;D - e o segundo já foi lançado no Brasil pela editora iD e chama-se Dearly Beloved!

© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por