Redes Sociais

A Guerra dos Tronos por George R. R. Martin



Em meio há uma ressaca que se compara com o "inverno" mais longo que já se viu em Westeros eu decidi reler o a saga das Crônicas de Gelo e Fogo do nosso King Martin. E assim, sem animo fui eu me envolvendo novamente com personagens tão odiosos e queridos e agora decidi tentar deixar minha modesta opinião sobre esse primeiro livro da série. 

A Guerra dos Tronos nos introduz num mundo fictício onde acredita-se que a magia se perdeu em quase todo o mundo. São muitos reinos e todos nos são apresentados aos poucos - alguns não aparecem nesse volume - e muitos personagens, casas e culturas diferentes. Não vou mentir, foi difícil me manter calma e conseguir me recordar de tantos nomes... até que percebi que seria melhor eu me concentrar apenas nos principais mesmo. ( O que foi péssimo, já que mais pra frente alguns desses que ignorei tem papel importante...)

Outra coisa que devo ressaltar antes de começar a descrever e comentar alguns personagens é que a história tem muitas mortes (e são descritas muito bem, tripas e muito sangue), abuso e crueldade com animais e pessoas e também cenas sexuais, meninas e meninos de 14 ou menos já se casando ou sendo abusados sexualmente é normal. Haha

Já no início do livro conhecemos alguns homens da Guarda da Noite, eles precisam fazer juramentos e vivem para proteger a Muralha do que existe além dela. O norte além do norte. E é em uma excursão que três homens estão cumprindo seu dever, caçando selvagens que foram vistos muito perto e que fugiram. Eles os encontram mortos, mas continuam vivos, são chamados de Os Outros. (zumbis brancos que parecem gelo... é melhor queimar os corpos dos mortos)

O próximo capítulo é de Eddard Stark, o guardião do Norte, que vive com sua família em Winterfell. Um homem honrado e justo, encontra um dos três homens da Guarda da Noite que traiu seu juramento, fugindo para o Sul da Muralha. De acordo com as leis, ele deve decapitar os desertores, que têm aumentado cada vez mais.
"Winter is coming" House Stark (O Inverno está vindo)

 Os outros Starks são: Robb, filho mais velho e futuro guardião do norte; Sansa, uma garota frívola e irritante que tem que sofrer muito para finalmente ficar aceitável como personagem; Arya, uma das melhores personagens de toda a série, em vez de aprender coisas de meninas (costura, canto e etiqueta) prefere aprender a lutar e seu sonho é possuir uma espada; Brandon, um garoto com futuro perturbador mas que adora escalar e é o mais amado pela mãe; Rickon, o filho mais novo, até agora não vi muita importância nesse personagem... mas né?! 

Todo o drama acontece quando a Mão do Rei (um representante e conselheiro mais importante do Rei, que toma as decisões quando o próprio não está presente) é assassinado morre em King's Landing e Robert Baratheon (the King) vêm para o Norte buscar Ned para ocupar o cargo. Quando começam as investigações sobre esse assassinato, conhecemos um pouco de como funciona A Guerra dos Tronos. 

Estou tentando ao máximo não deixar Spoilers.

Outros personagens importantes na história são: Catelyn Tully(Stark), esposa de Ned Stark que precisa tomar partido e demonstra o quanto uma mulher é forte e cruel quando alguém ameaça sua família; Varys, o eunuco de King's Landing ele e seus passarinhos são algo monstruoso, sinceramente não consigo imaginar que alguma coisa consiga acontecer em toda Westeros sem ele saber; Mindinho, um homem que não se deve confiar nem com a vida de uma formiga, outro personagem sábio e um dos que mais sabem como jogar; Cão de Caça, a prova viva de que os personagens de Martin não são maus nem bons, mas uma mistura dos dois (com ele não tem apenas preto e branco, tem todos os tons de cinza que se pode imaginar)... há outros, mas se for falar de todos a resenha vai ficar ainda mais longa.

Acredito que preciso colocar abaixo meus personagens favoritos (e importantes na história) que ainda não foram citados ainda, isso porque eles merecem destaque. Confiram:

Jon Snow, filho bastardo de Ned Stark, um personagem muito forte e que tomou a decisão de se juntar a Guarda da Noite. Ele aprende a valorizar suas amizades e também que as história de terror que a velha Ama de leite contava podem ser reais. Snow é como o pai, honrado e justo, se preocupa com seus companheiros (irmãos) e possui o sangue Stark (Cat fica furiosa por todos os seus filhos não serem tão parecidas fisicamente com Ned como o bastardo o é). É bom prestar atenção em Jon, pois seu futuro promete muito.

Daenarys TargaryenFilha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome. Só pelo nome já da para perceber o quanto ela é importante, começando tímida e submissa, Dany (olha a intimidade) toma as rédeas (Há) de sua vida e pretende assumir o comando e conquistar o Trono de Ferro. Um exemplo de mulher forte e independente, merece nosso respeito e admiração
ilustração encontrada aqui

Os Lobos gigantes dos Starks, uma ninhada foi encontrada e cada um dos filhos de Ned receberam um, assim como foram nomeados por cada um deles. Nymeria, Lady, Vento Cinzento, Verão e Cão Felpudo são seus nomes e cada lobo parece ter recebido também a personalidade de seu dono. Não tem como não se apaixonar por eles... Também tem o Fantasma, o lobo de Jon Snow, há uma grande ironia aqui, já que este é o menor deles e também albino. Ou seja, ele é o diferente e ignorado da ninhada, mas mesmo assim pertence a família. Haha 

Eu gostaria de contar mais, nem comentei sobre outras casas importantes, como os Lannisters (Tyrion é um personagem incrível) os Tully, Greyjoy, Arryn... mas acho que já ficou grande demais. Estou relendo o segundo volume agora e em breve posto resenha. Pensei em fazer posts especiais com cada casa... vamos ver, também preciso fazer um post sobre o seriado da TV.
© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por