[Resenha] O Pistoleiro - Stephen King (A Torre Negra #1)


ISBN: 8573026030
Ano: 2005 / Páginas: 221
Editora: Objetiva

Autor(a): Stephen King
Série/Trilogia: A Torre Negra
Nome Original: The Gunslinger


"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."
O Pistoleiro é o primeiro volume da épica série A Torre Negra, escrita pelo autor Stephen King e publicada no Brasil pela Suma de Letras. Eu já tinha lido esse livro, portanto é uma releitura, e posso dizer que consegui captar coisas bem diferentes do que da última vez. Além disso a minha edição é mais recente e contém uma introdução do autor.

Roland é um pistoleiro, na verdade o último pistoleiro, sua infância é apresentada aos poucos para o leitor durante a narrativa e percebe-se a importância de terminar sua missão, mesmo que alguns sacrifícios sejam feitos pelo caminho.

Ele está em busca da Torre Negra, mas primeiro precisa alcançar o "homem de preto" ao qual ele persegue incessantemente. Mas ele não sabe o que acontecerá quando finalmente ficar frente à frente com ele. Suas perguntas serão respondidas? Conseguirá ele matar seu inimigo, aquele que fez tanto mal à sua família e a tantas outras?
"...Tudo isso acabara e o pistoleiro se convencia, aos poucos, de que o homem de preto queria ser apanhado. Cuidado com o homem que se finge de fraco."
No meio do caminho conhecemos outro personagem que me cativou muito e que não poderia deixar de constar aqui nessa resenha. Jake é um garoto "do nosso mundo" que foi parar no meio do deserto, em um armazem. Tudo o que consegue se lembrar é que estava indo para a escola, na cidade de Nova Iorque, quando de repente ele é atropelado. E morre. O garoto acaba salvando a vida de Roland e é uma importante peça, dentre muitas, no jogo que o pistoleiro terá que jogar para chegar à Torre.

A narrativa é em terceira pessoa e muitos personagens aparecem, tanto nas lembranças da infância de Roland quanto em sua jornada atual. O que mais gosto é que esses personagens são muito reais, têm problemas reais e o autor não suaviza nada, desde os cheiros pútridos dos mortos até os sentimentos do personagem principal. Um cenário que me lembra muito o Purgatório, já que lá as pessoas vivem precariamente, sem muita água e com demônios andando as soltas.
"Está entendendo? O tamanho nos derrora. Para o peixe, o lago onde ele vive é o universo."
2º volume
Num primeiro impacto o livro pode ser confuso, até conseguir acompanhar o ritmo do autor, a dimensão da sua história pode pegar alguns leitores desprevenidos. Mas eu aconselho a continuar acompanhando e persistir assim como Roland, nessa jornada fantástica em busca da Torre Negra.

OBS: Esse é o tipo de livro que eu não consigo expressar tudo o que desejaria. O tipo de leitura que me conquistou de tal maneira que passar essas emoções numa resenha fica extremamente dificil. Portanto espero ter conseguido, pelo menos, despertar o interesse de vocês. Além de ter deixado registrado aqui o quanto adorei esse livro.

Sobre o autor:
"... Mais que tudo, eu queria penetrar nas defesas dos meus leitores, queria rompê-las, capturá-las e trocá-las, para o resto da vida, por nada mais que histórias. E sentia que podia fazer essas coisas. Sentia que tinha sido feito para fazer essas coisas."
 Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.

De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).


© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por