Redes Sociais

[resenha] Sombra e Ossos - Leigh Bardugo (trilogia Grisha #1)



ISBN: 9788582350638
Ano: 2013 / Páginas: 288
Editora: Gutenberg

Autor(a): Leigh Bardugo
Série/Trilogia: Grisha

"Situado em um mundo fascinante, único e rico em detalhes, Sombra e Ossos é diferente de tudo o que eu já li antes. Alina é inteligente, generosa, e eu a seguirei prazerosamente até o próximo livro, que não chegará tão rápido quanto minha ansiedade gostaria!" - Veronica Roth, autora da trilogia Divergente.
Sombra e Ossos é o primeiro volume da trilogia Grisha escrita pela autora Leigh Bardugo e publicado no Brasil pela editora Gutenberg. O livro possui 288 páginas e uma edição muito linda e detalhada. A capa tem uma textura aveludada que eu aprecio muito (mesma textura dos livros da série Fallen).

Introdução

Primeiramente devo situá-los sobre o universo que os personagens vivem. Ravka é o país onde a história se desenrola, há muito tempo um Darkling poderoso e ganancioso executou uma estranha magia com o intuito de amedrontar todos os seus inimigos, mas a magia não saiu como planejado e trouxe um grande mal: criaturas famintas e cruéis se desenvolveram lá impossibilitando por muito tempo a passagem de um lado para o outro. Essa sombra é chamada de "Dobra das Sombras" ou então "o não-mar".

A magia está em todo lugar nesse universo criado por Bardugo, os mais poderosos são os Darklings que são considerados como inumanos; depois temos os Grishas, que são pessoas que podem controlar algum elemento, há várias divisões de acordo com cada poder e esses são identificados por cores. Além das criaturas das sombras e cervos lindos e mágicos.

Sobre a história

Alina Starkov é uma cartógrafa de um regimento militar que irá atravessar o Não Mar, depois de tantas histórias sobre o lugar e sabendo que o número de pessoas que chegam ao outro lado é bem menor do que o que entra, ,ela não tem vergonha de demonstrar sua preocupação. Principalmente com seu melhor amigo Maly, por quem é apaixonada desde sempre. Os dois são órfãos e cresceram juntos, ele é tudo o que ela têm e são inseparáveis. A não ser quando ele vai paquerar as outras garotas.

Quando o regimento começa a travessia pelo Não Mar as criaturas aparecem e tudo indica que os Grishas que os acompanharam não irão dar conta de tirá-los à salvo de lá. Mas quando Alina vê que Maly foi capturado por uma das criaturas algo inesperado acontece, uma luz conjurada por seu próprio corpo afasta os monstros e da a chance para que os sobreviventes voltem para um lugar seguro.

Ali então Alina descobre que não apenas é uma Grisha, mas possui um dom raro e poderoso que pode destruir a "Dobra das Sombras" e reunir todo o povo de Ravka que precisa se defender contra ofensas dos países vizinhos. De cartógrafa magrela (seu apelido era "graveto") ela passa a ser uma Grisha de alto escalão, mas precisa de muito treinamento para suprir toda a expectativa que colocam sobre ela. Seu treinamento é feito no palácio, onde conferimos todo o glamour de quem ali vive, mas também de todos os podres que são encontrados em lugares onde as pessoas disputam poder e fama.
"Você acha que para o mundo importa se você está dando o seu melhor? Faça de novo e faça direito." 
Leigh Bardugo criou um universo único e misterioso, não tem como parar de ler o livro. Sempre decidi parar no próximo capítulo, até que o li em menos de cinco horas. Sombra e Ossos me encantou e prendeu em seu enredo, queria saber tudo sobre a magia, sobre o treinamento e claro, como tudo terminaria. Fiquei muito perplexa de como terminou, das mudanças drásticas na história. Fui pega de surpresa assim como a protagonista. 

Sol e TormentaA narrativa em primeira pessoa nos faz criar um vinculo com o personagem e aqui não foi diferente, me afeiçoei à Alina Starkov de uma maneira que há muito não acontecia. Ela é forte, humilde e corajosa além de poderosa e única. Seu amor por Maly no início me irritou um pouco, já que ele claramente não dava a mínima para ela... mas tudo bem, tudo tem seu motivo.

Um livro fascinante e super recomendado, favoritei e acredito que será difícil alguma outra leitura pegar seu lugar como melhor de 2015. Sim amei dessa forma. Ansiando pelo próximo volume.



Sobre a autora:
Nasceu em Jerusalém, cresceu em Los Angeles e se formou na Universidade de Yale. Mora atualmente em Hollywood, onde se entrega à sua paixão pelo glamour, em sua outra identidade profissional, como a maquiadora artística L.B. Benson. De vez em quando, ela também canta com sua banda, a Captain Automatic. Autora da aclamadaTrilogia Grisha, ela foi considerada uma das seis melhores autoras estreantes de 2012 pelo comitê New Voices da American Booksellers Association, e também ganhou uma indicação ao prêmio Abraham Lincoln Award e ao Indie Next List Selection. (fonte)





© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por