[resenha] Férias - Marian Keyes



Férias é um dos livros da famosa autora Marian Keyes, quem nunca ouviu falar de pelo menos um dos famosos chick-lits dela não vive na Terra. As capas são todas no mesmo estilo colorido, então não tem como errar - achei esse um truque e tanto de marketing. Foram publicados nacionalmente pela Bertrand Brasil.

Eu tinha tanta confiança que iria amar os livros dessa autora que fui comprando vários livros, cheguei a ter cinco deles aqui sem nem ter lido nenhum. Nunca mais cometerei o mesmo erro. Marian Keyes não é pra mim.

Em Férias conhecemos Rachel Walsh que está numa tremenda crise, ela usa um pouco de drogas e não tem sido um exemplo de pessoa. Mas não está tão ruim ao ponto de ir para uma instituição de reabilitação, isso pelo menos é o que ela pensa. O problema é que sua família, amigos e até seu namorado Luke concordam que ela chegou no limite.

Imaginando que a clinica será como passar férias num hotel de luxo - dai que vem o título - com todas as mordomias de uma celebridade, ela acaba aceitando e viaja de NY para sua terra natal, a Irlanda. Assim que conhece seus novos companheiros ela percebe que algo está errado, todos tem seus problemas com drogas, bebidas e outros vicios e parecem achar que ela também está no mesmo nível que eles.

Nessa instituição Rachel irá aprender a ter maturidade, a superar seu vicio e também curar seu amor perdido por Luke. Outro romance entra em cena, mas não vou citá-lo pois considero um spoiler. De qualquer maneira foi legal ver o crescimento da personagem, sua negação no inicio quanto as drogas nos mostra que realmente um viciado nunca está ciente de sua dependência. 

Mesmo tendo um bom enredo e uma personagem engraçada, com uma família louca e tudo para ser uma história divertida, a narrativa da autora não me agradou. Fiquei horas e horas para ler alguns poucos capítulos e os livros dessa autora são gigantes. Se não fosse um livro para o desafio I Dare You eu nem teria terminado, teria abandonado sem dó. 

Sinto muito por aqueles que são fãs da autora, mas não funcionou para mim e vou deixar bem claro que o enredo é bacana, os personagens também. Portanto, se você quer ler, leia. Esse é um motivo pessoal e acredito que toda a fama da autora tenha algum motivo. Mas sempre tem aquela minoria que não gosta, dessa vez eu faço parte dela. 

Sobre a autora:

Marian Keyes é uma escritora irlandesa.

Graduou-se em Direito na Dublin University, sem, contudo, jamais ter exercido a profissão. Morou em Londres por muitos anos, trabalhando ora como garçonete ora em escritórios. Neste mesmo período começou sua luta contra o vício do alcoolismo e inclusive uma tentativa de suicídio, depois de vencida a batalha, alcançou o sucesso como escritora.

Autora de vários best sellers do gênero Chick Lit, os seus livros exploram o universo feminino com muito humor e leveza. Seus temas centrais no entanto levam a tona muitos assuntos delicados, tais como: luto, depressão pós parto, violência domestica... As personagens criadas pela escritora possuem perfis realistas, que permitem com que o leitor se identifique com a trajetória de vida narrada.

© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por