[resenha] Implacável por Paulo Nascimento

Autor: Paulo Nascimento
Editora: Lançamentos
Nº de Páginas: 248
Publicado em: 2015
Nota: 5/5

adicione no skoob

"Já deram tantos nomes para me definir. Só posso dizer que não sou a guerra, nem o ódio e nem a morte. Sou muito mais perigoso e implacável que todos eles juntos."

Conheci Implacável através de uma resenha - confira aqui - e me interessei muito pela leitura, então quando o autor entrou em contato comigo eu fiquei super animada e mal pude esperar para poder conferir essa história. O livro tem essa capa linda e sombria, o que combina muito com o enredo.

Em Implacável somos apresentados a um mundo onde há abundância de alimentos, a tecnologia chegou ao seu ápice e todas as pessoas podem se comunicar com o mundo todo. O problema é que essa conexão entre as pessoas está se perdendo em vez de melhorar. Um mal terrível assola a humanidade que esta para ser devastada. 
"Eu não faço o mal.
Somente os impeço de verem o bem."
O narrador do livro é o vilão da história, que nos apresenta seu plano infalível de acabar com os humanos e de toda sua trajetória até o presente momento. Mas ele não se identifica e tudo o que revela sobre si mesmo é que ele é o oposto do amor, mas não é o ódio. Sua missão está quase completa e falta apenas uma alma para ser capturada. O nome dessa menina é Taline e ele narra os momentos importantes de sua vida até o momento. O porque de ele nos contar essa história? Por causa de uma aposta que ele está para ganhar. Pelos menos é isso o que ele pensa.

Essa foi uma leitura bem diferente do que eu esperava, possui muitas mensagens positivas e reflexões sobre como os personagens - e o próprio leitor - levam suas vidas e o que poderiam fazer para mudar. Também tem várias citações famosas de livros que vão desde O Pequeno Príncipe e de obras de Shakespeare até da própria Bíblia. Não é um livro de autoajuda, mas contém sim muitas frases de encorajamento em meio a ficção criada pelo autor.
"Conhecer a si mesmo significa separar quem você é e quem você quer ser do que o mundo pensa que você é quer que você seja."
A narrativa do Paulo é simples e a leitura fluiu facilmente, me prendeu de uma forma que eu não podia largar o livro para saber qual seria o destino da humanidade, de Taline e principalmente da identidade dessa entidade. A única coisa que me incomodou um pouco foi logo no começo do livro, onde temos a introdução da história e há muita enrolação e repetição por parte da entidade, gabando-se de suas conquistas e sua confiança de que conseguiria vencer Taline.

Fiquei impressionada e devo acrescentar que esse foi o livro que fiz mais marcações com tags de toda minha vida. Muitas passagens me fizeram parar e refletir, o livro ficou parecendo um porco-espinho de tantas saliências coloridas...rs 

Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer essa história, mas quando o fizerem fiquem cientes que esse não se trata de uma distopia cheia de ação e sim de uma história mais psicológica, onde os personagens precisam vencer suas batalhas mentais, vencer seus próprios demônios. Mas se classifica sim como distópico, pois tem uma instituição governando e ditando regras e se passa num futuro - próximo - onde há grandes mudanças de nossa atual situação. 

Esse livro me surpreendeu muito e conquistou o lugar de um dos melhores livros do ano, agradeço imensamente ao autor por ter me cedido um exemplar!
"Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não se fazer nada."
Sobre o autor:

Paulo Nascimento é autor de livros sobre liderança e alta performance. Além de palestrante, frequentemente é convidado para falar a grupos de executivos. 
Surpreso pelo crescente número de convites para palestrar a plateias de jovens e adolescentes, decidiu escrever O código Secreto de Tudo e Implacável, a fim de compartilhar insights originais de sabedoria prática que elevam os leitores a uma nova compreensão da vida e de suas oportunidades.

© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por