Redes Sociais

[resenha] Harry Potter e a Câmara Secreta por J.K.Rowling

Título original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Editora: Rocco
Autora: J. K. Rowling
Nº de Páginas: 287
Série: Harry Potter #2
Publicado em: 2000
Nota: 5/5 (favorito)

"- Ah, meu senhor - exclamou, secando o rosto com a ponta da fronha suja que usava. - Harry Potter é valente e audacioso! Já enfrentou tantos perigos! Mas Dobby veio proteger Harry Potter, alertá-lo, mesmo que ele tenha que prender as orelhas na porta do forno depois... Harry Potter não deve voltar a Hogwarts."

Esse é o segundo volume da série Harry Potter, publicado pela editora Rocco em 2000 (sim, já completou 15 anos do lançamento). Foi o primeiro livro que ganhei do meu pai e lembro como se fosse ontem eu entrando na livraria Nobel e correndo para pegar meu exemplar, saindo toda feliz por ter esse livro em minhas mãos.

Ao contrário de todos os adolescentes comuns, Harry Potter não vê a hora das férias de verão terminarem e poder retornar para Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele tem amigos e pessoas que não o ignorem ou briguem com ele o tempo todo. Ele quer rever seus melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, praticar quadribol e tomar chá com Rúbeo Hagrid. Mas retornar a escola será bem mais difícil do que ele pensava.

Em uma noite muito importante para os Dursley, tudo o que Harry precisava fazer era ficar totalmente invisível, como se não existisse, mas bem nesse momento um elfo doméstico chamado Dobby aparece em seu quarto. Tudo o que a estranha criatura deseja é que Harry não retorne à escola, argumentando que caso isso acontecesse, coisas horríveis iriam acontecer. Percebendo que o bruxo não cedia à sua vontade, Dobby executa uma magia, estragando o jantar e negócios dos tios e colocando Harry numa grande enrascada.

Percebendo que algo estava errado com o amigo, os Weasley decidem resgatá-lo e assim conhecemos A Toca, lar da família Weasley. Harry finalmente conhece o pai de Rony e descobre que a irmã mais nova do amigo, Gina, tem uma 'pequena' obsessão por ele. Eles são a família dos sonhos, unidos e felizes, mesmo tendo poucos recursos financeiros.

Outro estranho acontecimento faz com que Harry e Rony percam o Expresso de Hogwarts e eles têm a brilhante ideia de usar o carro enfeitiçado do Sr. Weasley para voar até a escola. Dentre tantas infrações e má sorte, eles acabam "estacionando" encima de um Salgueiro Lutador, que destrói quase totalmente o carro, que foge sozinho para a Floresta Proibida.

Dentre todas as coisas estranhas que acontecem em Hogwarts nesse ano, a mais misteriosa e perigosa são os ataques que ocorrem com alunos "meio-sangues" (bruxos que nascem em famílias de trouxas), as vitimas são encontradas petrificadas e uma velha lenda ressurgi na mente de todos, a de que existe uma Câmara Secreta na escola que abriga um monstro que só pode ser controlado pelo herdeiro de Salazar Sonserina. Quem está por trás dos ataques? Quem poderia ser o herdeiro de Salazar e como a câmara continua escondida depois de tantos anos?

Esse é o meu segundo livro favorito - meu número um continua sendo O Prisioneiro de Azkaban - Rowling nos mostra seu senso de humor em vários momentos - Alô, Gilderoy Lockhart!! rs - e a verdade sobre o passado de Harry esta cada vez mais próxima de ser revelada. Incrível como uma releitura consegue nos apresentar tantos fatos que antes eu não havia percebido.

A receita do livro continua a mesma do primeiro, muita ação e magia misturada com as revelações do mundo mágico e dos momentos de reflexão que a autora consegue nos propiciar. Série mais que recomendada e agora os livros começam a ter um número de páginas adequado. Estou amando essas releituras!

Sobre a autora:

A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.


© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por