Redes Sociais

[resenha] Cilada por Harlan Coben


Título original: Caught
Nº de Páginas: 272
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro

Publicado em: 2010
Nota: 5/5


[...] a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis.

adicione no skoob / Cilada

 Esse é o primeiro volume que leio do autor Harlan Coben, já foram publicados muitos outros títulos do autor e sempre que via um novo lançamento fica curiosa e querendo conhecer a o trabalho dele, mas claro que demorei anos para finalmente ter tempo de ler Cilada e agora fico arrependida de ter demorado tanto.

Haley McWaid é uma adolescente exemplar com um futuro brilhante pela frente, os pais não tem reclamações da filha (além de que ela se cobra demais) e seus irmãos mais novos a vêem como um exemplo. Numa certa noite ela desaparece sem deixar nenhuma pista de seu paradeiro e logo a polícia é acionada em sua busca. Mas depois de três meses as chances de encontrá-la parecem diminuir cada vez mais.

Dan Mercer é um assistente social que ajuda jovens à enfrentarem seus problemas e uma noite ele recebe uma ligação de uma das adolescentes com quem trabalha. Ele vai ao seu encontro mas ao invés dela, encontra uma equipe de televisão que o acusam de pedofilia em rede nacional.

E então temos Wendy Tanes - nossa protagonista - que é a jornalista que operou toda a investigação e das acusações contra Dan. Mesmo com todas as provas e tudo indicar que ele é um pedófilo, os instintos de Wendy ainda insistem em dar um alerta, algo não esta certo naquela situação.

Então a jornalista começa a investigar todos os fatos e acaba envolvida em algo bem maior do que imaginava. Ela acaba sendo a única testemunha do assassinato de Dan e começa a se perguntar se ele era mesmo culpado. Como o sumiço de Haley poderia estar ligado às acusações de Mercer?

O livro é narrado em terceira pessoa e durante toda a leitura fiquei bolando teorias paralelas as que Wendy fazia, mas claro que não acertei nenhuma delas e o final foi surpreendente. Eu adoro esse gênero literário e sempre fico animada, sem conseguir largar o livro sem finalmente acompanhar a resolução do caso.

Também senti uma forte crítica do autor em questão do jornalismo e como podemos estragar a vida de alguém inventando mentiras e espalhando-as pela internet. Além dos momentos de reflexão sobre como perdoar é complicado mas também é a melhor coisa a se fazer por si próprio.

Eu amei a narrativa do Coben e pretendo adquirir os outros títulos do autor em breve. Alguém tem alguma dica para o próximo livro do autor? Já leram Cilada? Deixem seus comentários e indiquem seu livro favorito.

Sobre o autor:




Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.



© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por