[resenha] Minha Breve História - Stephen Hawking



Título original: My Brief History
Nº de Páginas: 144
Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrinseca

Publicado em: 2013
Nota: 5/5


"Se você entende como o universo funciona, de certa forma pode controlá-lo."
Stephen Hawking é um renomado físico teórico que ficou famoso não apenas por seus incríveis trabalhos na área de cosmologia mas também por publicar livros onde pessoas leigas conseguem saciar sua curiosidade sobre alguns dos temas mais misteriosos do planeta, como por exemplo viagens no tempo e o big bang.


Em sua autobiografia "Minha Breve História" Hawking nos apresenta sua jornada desde a infância até seus dias atuais (lembrando que o livro foi publicado em 2013), 

E quando o autor diz ser uma "breve" história, quer dizer que ele resumiu muito bem toda sua jornada até se tornar o gênio que é hoje, mesmo tendo tão poucas páginas (apenas 144) há muitas curiosidades e explicações sobre suas principais pesquisas.

Aos 21 anos ele recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica - uma doença que paralisa os músculos do corpo mas que não afeta o cérebro - e mesmo com o futuro sendo incerto e por todas as dificuldades que enfrentou, Hawking tomou aquele obstáculo como um incentivo a viver sua vida intensamente. Se casou duas vezes e viajou o mundo, além disso faz graça de sua condição física e enxerga o lado positivo da mesma.
"Minha deficiência não foi um obstáculo sério no meu trabalho científico. Inclusive, acho que de certa forma foi uma vantagem: não tive de dar palestras ou aulas a estudantes de graduação, nem precisei participar de tediosos comitês que consomem muito tempo. Dessa forma, pude me dedicar por completo à pesquisa."

Faz muito tempo que não compro livros por ter muitos na minha estante para ler, mas também já fazia dias que queria adquiri-lo e quando o vi numa promoção no Submarino decidi comprá-lo. O livro é bem fininho e possui diversas fotos e ilustrações da vida e carreira do Hawking. Eu não sabia que ele era tão bem humorado e adorei descobrir algumas pegadinhas e apostas que ele fazia com seus companheiros.

A leitura foi muito rápida e quando acabei desejei ter suas outras obras em mãos, tenho certeza que continuaria lendo até terminar todas. Nunca fui muito interessada em Física mas acabei ficando bem curiosa sobre vários pontos e vou fazer algumas pesquisas para saciá-las.

Acredito que Stephen Hawking é uma prova viva de perseverança e genialidade, uma luz para aqueles que encontram dificuldades tão menores em suas vidas e sentem vontade de desistir de tudo. Super indico essa leitura, não apenas para os fãs mas também por qualquer um que tenha curiosidade sobre o universo.


© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por