Obras do Stephen Hawking

Depois de ler Minha Breve História (resenha aqui) eu fiquei super animada para ler os outros livros do Stephen Hawking e fiz uma pesquisa bem básica para conhecê-los e escolher o próximo que iria adquirir. Decidi então compartilhar com vocês nessa postagem rápida os que mais me interessaram, confiram:

Radicais, os pais de George não o deixam ter acesso à tecnologia. Mas junto com a amiga Annie e um supercomputador, eles farão uma viagem de aventura e aprendizado pelo espaço sideral. Um enredo criado para mostrar as revolucionárias idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Stephen Hawking sobre o Universo, de uma forma divertida para o público infantil.

 Esta empolgante aventura não é só uma história emocionante em busca de um tesouro cósmico. Mas também uma forma divertida de conhecer a ciência do nosso Universo. Stephen Hawking, um dos mais importantes cientistas do mundo, se uniu a sua filha Lucy, para tornar a ciência atraente e empolgante para jovens e adultos. George e a caça ao tesouro cósmico é a continuação do bestseller George e o Segredo do Universo.

Esses dois volumes são histórias infantis que Hawking escreveu em parceria com sua filha Lucy.




O livro reúne 13 ensaios e ainda uma entrevista com o autor realizada em dezembro de 1992 pela BBC. Os textos revelam vida e obra do cientista que acredita que, um dia, todos os mistérios da existência serão revelados pela física e demais ciências.

 Quando e como surgiu o universo? Por que estamos aqui? Por que existe algo em vez de nada? Por que as leis da natureza se alinharam de tal forma que permitisse a existência de seres como nós? E, afinal, o "grande projeto" do nosso universo seria a evidência de um Criador benevolente operando as engrenagens - ou será que a ciência oferece outra explicação? Em seu novo livro, Stephen Wawking e Leonard Mlodinow apresentam as teorias científicas mais recentes envolvendo os mistérios do universo, numa linguagem compreensível e marcada tanto pelo brilhantismo quanto pela simplicidade.Em O Grande Projeto, eles explicam que, segundo a teoria quântica, o cosmos não possui uma existência ou uma história única; em vez disso, é como se cada história possível do universo existisse simultaneamente. Quando aplicada em escala universal, essa ideia coloca em xeque a própria noção de causa e efeito. Hawking e Mlodinow questionam também a típica ideia de realidade, sugerindo que a teoria do "realismo dependente do modelo" é a melhor que podemos encontrar. E concluem com uma fascinante investigação da teoria-M, uma demonstração das leis que regem a nós e a todo o universo e que atualmente é a única candidata viável a uma "teoria de tudo" - o santo graal da física. Caso se confirme, escrevem eles, ela será a teoria unificada pela qual Albert Einstein vinha procurando, bem como o triunfo máximo da razão humana.
Um guia sucinto, surpreendente e ricamente ilustrado para as descobertas que vêm mudando a nossa compreensão e ameaçando algumas de nossas crenças mais estimadas. O grande projeto é um livro capaz de instruir - e provocar - como nenhum outro.

Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar?Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.


 E claro que eu não poderia deixar de citar o Uma Breve História do Tempo, bestseller do autor. Eu adoro essas novas capas da Instrínseca 

Após o enorme sucesso de Uma breve história do tempo, a Intrínseca traz a luxuosa reedição de O universo numa casca de noz, na qual Stephen Hawking se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Tudo isso, é claro, com sua conhecida clareza, elucidando temas complexos por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como a inflação, as cartas de baralho e as linhas ferroviárias, e permeado com seu peculiar senso de humor.O livro traz muito da personalidade de Hawking, um dos maiores nomes da ciência atual e figura bem conhecida por suas ideias provocadoras e seu carisma. Ele guiará o leitor através do microcosmo quântico e do macrocosmo universal, discutindo as extraordinárias leis que regem o cosmos e as principais teorias hoje debatidas — o que também conta a saga de Hawking e dos físicos mais importantes de todos os tempos atrás do grande objetivo da ciência: a Teoria de Tudo. Para isso, serão apresentados conceitos caros à física teórica, como a supergravidade, a teoria quântica, a teoria-M, a holografia e a dualidade. Também são abordadas as propostas mais relevantes que desafiam o nosso entendimento atual de como funciona o universo.
Com astronautas engolidos por buracos negros, viajantes do tempo, o debate sobre a origem do universo (e de todos nós), seu possível fim e a existência de vida em outras galáxias, além de curiosos questionamentos sobre o futuro biológico e tecnológico da humanidade em si, O universo numa casca de noz é leitura obrigatória para aqueles que querem se aventurar no que há de mais instigante hoje na física e para os que almejam ver como muitas vezes a teoria pode ser muito mais extraordinária do que a ficção científica.

Sobre o Autor:



Responsável por contribuições fundamentais ao estudo dos buracos negros, ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge, e é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein.

Sua história é marcada pela superação de limites. Em 1959, com 17 anos de idade, entrou para a University College, em Oxford, onde estudou física, concluindo o curso em 1962. No mesmo ano, Hawking descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo. Mesmo doente, continuou estudando até se tornar Ph.D. em cosmologia pelo Trinity Hall, em Cambridge, Inglaterra (1966). 

Em 1970, Hawking iniciou o trabalho sobre as características dos buracos negros. Como resultado de sua pesquisa, descobriu que buracos negros emitem radiação. Em 1979, assumiu a posição de professor e retornou, durante os anos 1980, a um interesse artigo sobre as origens do Universo e como a mecânica quântica pode afetar o destino.

Em 1985, enfrentou uma pneumonia e passou a necessitar de cuidados constantes. Imobilizado numa cadeira de rodas e se comunicando através de um sintetizador de voz, Hawking dá continuidade à sua ciência. Foi co-autor em muitas publicações, como "300 Years of Gravity" e "The Large Scale Structure of Space-time" e autor de obras consagradas como "Breve História do tempo" (1988), "Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios" (1993) e "O Universo numa Casca de Noz", lançado no Brasil em 2001.

© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por