Redes Sociais

[resenha] Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld


Título original: All the Birds, singing
Nº de Páginas: 256
Autor: Evie Wyld
Editora: Darkside Books

Publicado em: 2015
Nota: 4/5 
"Não existe fuga. Não existe proteção. O passado sempre nos encontra, no meio ou no fim da nossa curta jornada."
Jake White é uma australiana que se muda para uma fazenda em uma ilha inglesa, lá ela cria ovelhas e segue em um trabalho no qual já tem experiência. Ela vive sozinha, só tendo por companhia "Cão" seu fiel companheiro mas recebe ajuda do ex-proprietário e vizinho da fazenda. 

Jake é antissocial e tem muita dificuldade de confiar nas pessoas e aos poucos vamos descobrindo o porque de tanta neura. Mas ela tem um grande mistério nas mãos, suas ovelhas estão sendo mortas por algum animal ou pessoa, de forma bem violenta. Em paralelo com a morte das ovelhas temos o passado da personagem que vai sendo contado de forma decrescente. Cabe ao leitor decidir se a personagem é uma vítima de seu passado ou se está "colhendo" o que plantou.

Assim que a editora divulgou Onde Cantam os Pássaros entre seus lançamentos eu fiquei louca para comprar e ler. Essa edição é tão linda que é impossível não ficar babando em todos os detalhes da capa e no capricho da diagramação. 

No inicio a narrativa da autora pode ser um pouco confusa, pois mistura o passado e o presente da personagem através dos capítulos. E como eu já disse, os capítulos referentes ao passado dela vão da fase adulta para a infância, o que pode deixar o leitor um pouco perdido. Mas eu digo à vocês que vale muito a pena superar essa fase e seguir com coragem pois do meio para o final fica impossível largar o livro.



Tanto os capítulos que narram o passado quanto o presente são feitos em primeira pessoa, pela própria Jake. Mas tem algo bem peculiar que o leitor vai perceber nessa transição, os capítulos que tratam do passado da personagem são narrados com verbos no presente e quando a narrativa volta a falar do presente, a autora usa verbos no passado. Vou dar um exemplo:
"Valeu", eu digo, e ele pega outro papel para enrolar um cigarro para mim. Fiz um amigo. Passado da Jake.
Cão farejava a entrada do galpão e latiu. Outra tosse, agora seguida por um gemido. O sangue correu por meus punhos. É só uma raposa ferida, pensei, só o vento chacoalhando a grade, só meu ouvido zumbindo. Presente da Jake
Jake é uma personagem muito complexa, que em um momento nos faz acreditar que é uma vitima da vida, mas logo depois descobrimos outro pedaço de sua história que nos lembra que nessa vida ninguém é totalmente inocente ou culpado.

Recomendo a leitura de Onde Cantam os Pássaros por sua originalidade e personagens cativantes e tão reais com suas imperfeições e erros. Uma leitura única que todo leitor deveria se atrever a conhecer.

adicione no skoob / Saiba mais / Compre aqui 

Sobre a autora:



EVIE WYLD é inglesa e, como sua personagem em Onde Cantam os Pássaros, viveu parte de sua vida na Austrália. É autora do premiado After the Fire, a Still Small Voice e integrou a edição da revista Granta com os melhores jovens escritores britânicos da década. Onde Cantam os Pássaros é o seu premaido segundo romance, o primeiro lançado no Brasil.


© ATRASADA PARA O CHÁ- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por